The Shotgun Diaries: RPG com cara de boardgame

Posted: terça-feira, 6 de março de 2012 by Jesse James in Marcadores:
0

Hoje recebi a minha cópia do Shotgun Diaries e confesso que fiquei impressionado com a qualidade e com o conteúdo do jogo:

•Manual de 20 páginas simulando um diário de um sobrevivente

•6 Cards de Arquétipos de personagens

•6 Cards de armas brancas e ferramentas ou armas de fogo

•48 Marcadores de suprimentos

•36 Marcadores de relógio zumbi

•20 Marcadores de refúgio

•20 Marcadores de medo

•6 dados de seis faces personalizados

•CD de áudio
                                       

Tudo isso numa caixa de lata estilizada de primeira
qualidade, exclusividade da edição brazuca.
Desenvolvido por John Wick e lançado em 2009 nos EUA, The Shotgun Diaries foi recentemente publicado no Brasil pela editora Redbox numa versão de luxo irada.

Trata-se de um RPG com um sistema bem diferente do que encontramos por aí. Nele ñ precisamos perder tempo criando fichas, perícias e atributos dos personagens, apenas escolhemos um arquétipo e o jogo já nos coloca direto na ação.

Dentre os arquétipos disponíveis podemos escolher: o Brutamontes o cara que quebra tudo, arromba portas e segura os zumbis enquanto os personagens fogem, temos o arquétipo Astuto, aquele cara bom para fazer uma máquina velha voltar a funcionar, fazer ligação direta num carro, temos ainda o arquétipo Indefeso, Furtivo, Perigoso e por aí vai.
 Não existe ficha de personagem, apenas um "diário" onde cada sobrevivente deve descrever quantos dias seu personagem sobreviveu e algumas situações que poderão mais para frente ser convertidas em bônus especiais.


The Shotgun Diaries é um RPG de sobrevivência de narração compartilhada, onde os personagens irão apenas rolar dados em situações de riscos compatíveis com seu arquétipo, se obter sucesso o próprio jogador deverá narrar a cena, caso contrário, a narração ficará a cargo do mestre.


Os mandamentos básicos para sobreviver a um apocalipse zumbi estão todo presentes: não ande sozinho, fique sempre em grupo, busque sempre locais seguros, mantenha a sanidade, economize suprimentos e jamais fique muito tempo no mesmo refúgio. E todos esses mandamentos foram inseridos em forma de regras que fazem o jogador se sentir ali, provisionando suprimentos e sendo favorecido pelo trabalho em grupo. Se vc curte esse gênero, é um prato cheio, se não, vale a pena tentar do mesmo jeito, pois o jogo proporciona uma experiência diferente além de ser muito divertido.
Uma das coisas legais do jogo são os Dados de Medo que os jogadores vão acumulando durante a partida, sempre que numa rolagem um desses dados obtiver sucesso, o jogador deverá narrar uma cena desesperadora, onde ele conseguirá salvar apenas seu  proprio traseiro e poderá complicar a vida dos demais jogadores. Além disso, temos também o Relógio Zumbi, onde a cada dez minutos equivale a um dia, e a infestação aumenta e os suprimentos dos sobreviventes diminuem, essas mecânicas proporcionam uma sessão frenética e tensa, onde os personagens sentem na pele que cada vez mais o cerco se fecha e os zumbis inevitavelmente irão te pegá-los
 A Redbox ainda disponibiliza diversos suplementos gratuitamente em seu website. Para quem não quer gasta muito, a Redbox oferece opções de compra mais em conta, podendo comprar apenas o livreto de regras ou até mesmo o PDF a preços super acessíveis.  


The Shotgun Diaries é altamente recomendado para uma sessão rápida e descompromissada, ideal para jogar com veteranos ou apresentar o RPG aos novatos, sem precisar ficar perdendo horas e mais horas em preparação, combates, fichas e consultas em livros, tabelas etc. Vale a pena conferir!!

0 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui: