FIASCO: s.m. Fracasso completo, insucesso ridículo e vexatório.

Posted: segunda-feira, 28 de maio de 2012 by Jesse James in
2


Para aqueles que não sabem, ainda possuo um veia muito forte ligada ao RPG, afinal foi onde tudo começou. Apesar de ultimamente só jogar boardgames (e olhe lá), sempre acompanho blogs e notícias relacionadas a RPG. Vira e mexe até arrisco comprar uma coisinha ou outra com esperança de ainda voltar a jogar.

Pois bem, nesse final de semana tive finalmente oportunidade de ler as regras do FIASCO, um jogo de RPG lançado pela Retro Punk que a muito tempo me chamava a atenção pelo tema.


FIASCO é um RPG caótico, cômico e muito longe do usual. É um daqueles jogos onde temática soa estranha, a jogabilidade não é das mais comuns e você acha que tem tudo para ser um desastre. Depois de ler e jogar a primeira partida você percebe o quão você estava certo. FIASCO foi feito para tudo dar errado, e aí que está a grande diversão do jogo.

Como no próprio livro já deixa claro, FIASCO é um jogo sobre pessoas com grandes ambições e pouco auto-controle. Os cenários e as situações propostas no jogo faz com que seja criado uma clima de caos durante a partida, com cenas surreais e reviravoltas dignas de filmes como Se Beber Não Case, Cães de Aluguel ou qualquer outra produção onde as coisas não saem como se esperava. Inclusive no fim do livro tem uma lista de inúmeros filmes que o autor usou como inspiração, principalmente filmes do Tarantino.
 
A essência do jogo são narrativas rápidas, trágicas, de ambições, desapontamentos e desastres. Em resumo, histórias que tem grande potencial para dar errado da pior forma possível e ser um  grande fiasco.

Ao contrário dos RPGs tradicionais, em FIASCO não precisa da ilustre e onipotente presença do mestre, o conjunto de regras faz com que o jogo tenha muito bem definido um começo, meio e fim. O melhor disso tudo é que o jogo não exige preparação, nem ficha de personagem possui, apenas é necessário alguns post-it para anotar algumas informações. Basta ter alguns dados d6 (4 por jogador) 3 a 5 amigos criativos e pronto, vc e seu grupo já estarão preparados para ter duas horas de muita diversão e risadas.
O jogo possui o mesmo apelo do Dixit, onde no grupo certo, você vai escutar as coisas mais absurdas e bizarras que podem sair da boca dos jogadores.

O preço do jogo é super camarada, custa em torno de 30,00 a versão impressa de 128 páginas ou11,90 a versão em PDF, você pode comprar no próprio site da Retro Punk ou em livrarias especializadas como a Moonshadows, que foi onde comprei oa minha cópia.. As regras no começo parecem confusas, porém todas as dúvidas são sanadas nos exemplos dados no livro e acabam tornando-se fáceis de assimilar, mesmo para quem nunca jogou RPG.


Por não precisar de um mestre e por ter uma estrutura bem definida para o término da partida, recomendo FIASCO para qualquer grupo de boardgamers que gosta de DIXIT, quem sabe FIASCO não acaba sendo um gateway para o fantástico mundo do RPG.

Fica aí a dica.

2 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui:

  1. keymaker says:

    Conheço RPG desde a época da Dragão Brasil, tem muito tempo mas nunca cheguei a jogar.

    E esse jogo pela descrição que tu fez me chamou muita atenção, principalmente pela referência ao Dixit que vê muita mesa por aqui.

    Mas acho que a vontade já passou.

    Heuaheuaheua.

    Abraço.

  1. Dragão Brasil.... velhos tempo. Naquela época eu ainda jogava Tagmar.