Jogatina: Imperial 2030 - o jogo que o War sempre quis ser

Posted: segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 by Jesse James in
2

As jogatinas por aqui tem ganhado força ultimamente e novos adeptos ao hobby tem marcado presença constantemente.

No ultimo final fds rolou mais uma jogatina. Começamos com o excelente Imperial 2030.  Para quem não conhece, Imperial 2030 é um jogo econômico com uma pitada bélica. Ou será um jogo bélico com pitada econômica?? Enfim, só sei que é um jogaço e um dos meus preferidos.

 Os jogadores controlam 6 super potências mundiais (Brasil, Russia, India, China, EUA e Europa) e devem no decorrer do jogo expandir seus territórios, fazer e quebrar alianças, aumentar seu poderio bélico e investir em ações. Tudo isso através uma inteligente mecânica onde o fator é sorte é inexistente.


Durante a partida o controle de cada nação pode passar de mão em mão, sendo comum um jogador ter o controle de 2 ou mais nações. Conforme as nações vão conquistando os territórios neutros do mapa, elas vão avançando na barra de poder, no final do jogo multiplica-se o valor de cada ação adquirida pelo valor indicado na barra de poder de cada nação. Vence aquele que tiver maior pontuação (não diga!).


Ninguém da mesa conhecia o jogo, apenas eu que já tinha jogado algumas partidas da versão anterior com o mapa europeu. Comparando as 2 edições, eu achei a versão 2030 é muito superior a primeira devido ao equilíbrio das nações. Sem contar que o mapa e os componentes são bem mais bonitos. Em relação as regras, praticamente nada mudou em relação a primeira versão.


A galera demorou um pouco para pegar o jeitão do jogo, já que durante a partida é necessário praticar o "desapego". Ñ adianta querer ter o controle de uma nação até o fim do jogo e defender ela com unhas e dentes. Esse foi o principal erro da galera. Sem contar que pelo fato do jogo não progredir em sentido horário como a maioria do jogos, acabou confundindo os neurônios dos menos desavisados. A ordem do turno é de acordo com a sequência de cada nação e não na posição que os jogadores estão sentados na mesa.


No penúltima rodada o Renan aproveitou que eu tinha expandido demais os territórios da Rússia (quase dizimei o Chineses do mapa na rodada anterior) e tomou de volta o controle da nação levando em seguida para Taxação e consequentemente o fim do jogo. Ou seja, eu fiz o "trabalho sujo" para ele ir lá pontuar e vencer.

O Renan acabou vencendo com 88 pontos, seguido pelo Rafael 70, eu com 67, Renato com 62, Rodrigo com 58 e o pato da partida foi o Paulinho, com míseros 39 pontos. Segundo o Paulinho, ele só foi entender o jogo na manhã seguinte e por esse motivo quer revanche.


Quer saber quando o jogo é bom? Basta observar se mesmo depois do jogo os jogadores ainda ficam discutindo as jogadas e estratégias realizadas na partida. Aconteceu isso com Imperial. Somente depois dessa dicussão, decidimos jogar mais alguma coisa. Como já era tarde e agalera estava com sono, resolvemos jogar algo que não precisasse fritar muito a cabeça e optamos pelo Ticket to Ride Europe.


A partida foi truncada do início ao fim, com todo mundo atrapalhando as rotas dos outros. Depois de vencer no Imperial, o Renan teve dificuldade em entender a mecânica do T2R, fala sério hein!! Devia ser o sono, já que já passava das 4h da matina.

Como o Paulinho já tinha ido para casa dormir, o pato ficou com o Rodrigo. Eu  tive uma vitória folgada com mais de 20 pontos em cima do Renato que ficou em 2º lugar.




Já era 5h da manhã quando terminamos a partida e todos foram embora. Mas final de semana que vem tem mais. Vou apresentar o Agricola e o Power Grid para galera, quero ver neguinho reclamar de dor de cabeça depois, hehe.

Abs e até a próxima.

2 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui:

  1. Este jogo é muito bom! Como a caixa é grande e fica caro pra importar, fiz um "homemade" aqui e a gente joga bastante. Sabia que dá pra jogar este e outros jogos (Power Grid, 7 Wonders, Carcassonne, etc) online e de graça no site BrettspielWelt?

  1. Realmente é um jogaço Eduardo. Depois manda umas fotos apra eu ver como ficou seu homemade. Conheço o BrettspielWelt, porem nao sou mt fã de jogar online.

    abs