Tzolk'in: The Mayan Calendar

Posted: quarta-feira, 10 de julho de 2013 by Jesse James in
0


Finalmente conseguimos estrear o Tzolk'in: The Mayan Calendar. JOGAÇO!!!

Fazia tempo que não me surpreendia tão positivamente com um jogo novo.


Em Tzolk’in temos uma gama  imensa de ações para fazer durante o jogo. O cobertor é curtíssimo, muitas coisas para fazer e  muitas formas de pontuar. As regras do jogo em si são bem simples, no seu turno você deve alocar ou retirar um ou mais trabalhadores de uma das 5 engrenagens disponíveis e executar a ação correspondente, basicamente é isso. O jogo é independente de idioma, o que é ótimo.  Todas as ações que você pode executar durante o jogo são auto-explicativas através de símbolos, uma vez explicado aos jogadores como interpretar cada símbolos, o jogo flui que é uma maravilha.

A mecânica das engrenagens é sensacional, todo turno a engrenagem principal gira fazendo as demais girarem junto, com isso os trabalhadores alocados avançam um casa, quanto mais tempo você deixar seu trabalhador na engrenagem melhor vai ser o benefício da ação. Porém nem sempre isso possível devido a necessidade de se obter alguma ação imediata. Mas se tiver um bom planejamento o jogador colherá bons frutos a médio e longo prazo deixando seu trabalhador girar com a as engrenagens, pois a ação só é executada no momento em que o trabalhador é retirado.

O jogo é tenso, todo turno você já deve começar com pelo menos 3 tokens comida, caso contrario você terá que mendigar e com isso você cairá no conceito dos deuses fazendo seu marcador descer uma casa em um dos templos, o que é ruim na fase de pontuação. Ainda para ajudar, a cada ¼ do jogo tem a fase de alimentação, onde você terá que alimentar sua tribo se não quiser perder preciosos pontos.

  
São tantas opções disponíveis que acaba sendo difícil escolher o que fazer e qual estratégia traçar no meio de tantos caminhos possíveis. É um jogo que tem que jogar muitas e muitas vezes para descobrir as melhores formas de se pontuar.

No jogo você pode procurar se desenvolver em uma ou em mais tecnologias das 4 disponíveis do jogo, pode focar na aquisição de construções e monumentos, nos favores dos deuses, na obtenção de pontos através dos crânios de cristal ou você pode fazer uma miscelânea de tudo isso e combar fazendo sua própria maquininha de pontos.

A arte do jogo é excelente, os componentes são bem trabalhados e arte do tabuleiro com as 6 engrenagens conectadas entre si é um show a parte.

O jogo termina quando a engrenagem principal der uma volta completa. Nossa primeira partida demorou um pouco mais de 3 horas com a explicação e jogando no limite máximo de 4 jogadores. Nem percebemos o tempo passar, esse é um indicador que o jogo realmente é bom. Acredito que nas próximas partidas deve ficar em torno de 2h de jogo. 

Para quem curte um bom Euro, esse jogo é obrigatório ter na coleção.

Abs

0 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui: