Myrmes

Posted: terça-feira, 24 de setembro de 2013 by Jesse James in
1

Fala Galera,

Semana passada finalmente estramos o Myrmes. Excelente Euro onde tudo se encaixa perfeitamente: mecânica, tema e gameplay. Componentes e arte tb não deixam a desejar.



Abaixo segue um rápido review da partida e do jogo feito pelo Rafael Albuquerque, um dos membros do grupo:

Jogando Myrmes
 
Depois da explicação espetacular do Rafael (eu) começamos o jogo com o Ricardo perguntando a mesma coisa toda hora. O Renato Albuquerque começou com uma boa estratégia para fazer mais Enfermeiras e errou em algumas escolhas, o Jesse focou nos objetivos visando ganhar pontos em cima dos outros jogadores e acabou meio que travado no jogo pois ficou sem o recurso da Terra e Feromônios impossibilitando de avançar na Colônia de Formigas, o Ricardo ficou no meio termo entre objetivos e avançar na Colonia de Formigas e eu fui avançando na Colônia de Formigas e colocando Peças Especiais que foi fundamental no final do Jogo. Planeje com cuidado a chegada do Inverno para não voltar pontos, quase todos voltamos pontos.



O Final do Jogo foi bem apertado com o Ricardo e Renato na frente e o Jesse já sabendo que ia segurar o Pato, Eu estava um pouco atrás mas como tinha alcançado o último nível da Colônia de Formigas tinha a opção de colocar os feromônios que dão mais pontos e terminei na frente do Renato e Ricardo com 6 pontos a mais (48 pontos).


O Jogo é muito bom, uns dos melhores que jogamos com ótimas opções de estratégias, zero sorte. Ponto negativo o Tabuleiro pequeno, as Formigas parecem aranhas e eu particularmente gosto de jogos com a opção de colocar 5 ou 6 jogadores. Como o Tabuleiro é pequeno acredito que não terá expansões.

By Rafael Albuquerque.


Bom, corroborando com o que o Rafael disse acima, eu também achei o jogo excelente. O tema foi muito bem implementado e bem sacado. Realmente o tabuleiro é pequeno, mas é algo que ñ atrapalha.



Achei legal o lance dos objetivos, todos os jogadores que completar algum, além de ganhar pontos o jogador que cumpriu antes dele também recebe uma pontuação, com isso faz com que haja um corrida para ver quem cumpri primeiro os objetivos. Além disso tem também as presas para serem capturadas que ficam espalhadas pelo tabuleiro, como algumas presas valem mais pontos do que outras, também há um corrida para ver quem captura mais rápido.

Também gostei da sútil interação entre os jogadores, não chega a ser um conflito direto e nem um jogador pode acabar com o outro com ataques diretos, a interação está nas corridas que citei acima e na briga por espaço do tabuleiro.
O jogo possui várias formas de se pontuar com varias estratégias para seguir, é um jogo com uma alta rejogabilidade, já que os objetivos mudam a cada partida. O planejamento também é um ponto forte no jogo, você não consegue nada a curto prazo, tem que se planejar, procriar formigas, espalhar feromônios, coletar recursos, para só então você começar a executar suas ações para de fato pontuar. Meu ponto negativo para esse jogo é apenas o maldito start player, que é idêntico com os tokens de presas que vem no jogo. Toda hora era um martírio
procurar esse token na mesa. Tb á algo que não tira o brilho do jogo. PAra quem curte um bom euro, esse jogo é mais do que recomendado.


Myrmes é um jogo relativamente rápido, cerca de 90 minutos da para jogar de boa. O problema na nossa partida (que durou 3h) foi que juntou uma pessoa que é péssima para explicar (Rafael) e outra que é péssima para entender (Ricardo), o pior é que ambos são irmãos, deu para sentir o drama?? Para o jogo fluir eu tive que intermediar esses dois, eu interpretava o que o Rafael queria dizer (interpretava, pq entender realmente estava difícil) e repassa para o Ricardo numa linguagem lúdica, quase que desenhando, hehehe. Mas não adiantou muito, pois mesmo na última rodada o Ricardo continuava perguntando as mesmas coisas. Haja paciência!!!!

Até a próxima!!

JJ

1 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui:

  1. Aline says:

    Adoro Myrmes, foi um dos primeiros boardgames modernos que joguei.