Terra Mystica

Posted: quarta-feira, 20 de novembro de 2013 by Jesse James in
11

Finalmente estreamos o tão falado Terra Mystica!!!!!


Após algumas partidas posso dizer que esse jogo realmente surpreendeu e está muito acima da média.  Não é a toa que ele está sendo chamado por aí de Erva Mystica. O jogo é viciante e quanto mais você joga, mais quer jogar e experimentar novas estratégias.

Trata-se de um euro puro, aleatoriedade praticamente nula, muitos caminhos para vitória, interação na medida certa e rejogabilidade imensa.

A grande sacada do jogo são as raças, no total temos 14 raças distintas, cada qual com sua característica e habilidade especial. O jogo muda completamente dependendo da raça que você escolher e para jogar bem com determinada raça, você precisa jogar várias vezes para conhecer as nuances que ela oferece, que nem sempre são visíveis logo de cara.

Achei que o jogo tem um feeling de jogos de civilização, onde você precisa construir seus acampamentos pelo tabuleiro e ir evoluindo para casa de comércio, templos, santuários e fortaleza e assim fundar uma ou mais cidades que renderão preciosos pontos de vitória. Um dos critérios para pontuação final é quem tiver o maior império, porém existem ainda muitas outras maneiras de se pontuar durante o jogo.

Todas partidas que jogamos foram pegadas do início ao fim, cada lugar do tabuleiro sendo disputados com unhas e dentes. A interação desse jogo é altíssima, você pode bloquear o adversário de diversas maneiras e causar ira e promessas de morte na mesa. 
Outra coisa legal desse jogo é que vc precisa expandir seus territórios, então você deve pensar que construindo seu império isolado longe de todos é a melhor maneira, certo? Errado!!! O jogo favorece os jogadores que estão próximos, reduz os custo para construção e ainda concede bônus para os vizinhos. Ou seja, é para todo mundo ficar mesmo amontado e brigando constantemente por espaço no tabuleiro

Nossa primeira partida em 5 jogadores durou quase 4h, as demais não passaram de 2h30. Tempo razoável para um jogo desse porte. A parte mais chata do jogo é explicar as regras, nossa que martírio!!! Além das regras que não são poucas, vc ainda tem que explicar  o poder e a habilidade de cada raça, os tiles de favores e os tiles de bônus, haja paciência!! No final da explicação você vai estar com a boca seca de tanto falar e com todos da mesa viajando. Mas se seu grupo superar isso, vocês irão se deparar com um jogo sensacional. Apesar de muitas regras, tudo faz sentido e depois da segunda partida, nem sequer precisamos consultar mais o manual.
A arte do jogo está muito bonita e funcional. O tabuleiro individual é auto explicativo, cheio de ícones que facilita e muito o entendimento da ações, custos dos prédios etc. Falando nisso, o jogo é independente de idioma. 

Mais um excelente Euro para coleção. Se vc curte o gênero, compra obrigatória.

11 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui:

  1. Aline says:

    Parabéns pelo blog. Bem legal.

  1. Fabio Nishihara says:

    Tah bom, Jesse.

    Você finalmente me convenceu. Acho que o Erva Mystica entrou na minha wishlist!!!!

  1. Hehehe!!! Se quiser testar antes de comprar, é só me falar que marcamos uma partida para vc conhecer. abs

  1. Marcelo says:

    Amigos,

    Onde encontro o manual de Terra Mystica em Português para download?

  1. Katia says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Marcelo, vc já deu uma olhada no boardgamegeek.com ou no redomanet.com.br?? Se nao tiver em nenhum desses dois sites é pq ainda nao saiu em portugues. Abs

  1. Marcelo says:

    Ok, Jesse James!

    Muito obrigado!

    Encontrei no boardgamegeek.com um link para download de um resumo das regras em português de Portugal (http://boardgamegeek.com/filepage/91802/terra-mystica-sumario-das-regras-em-portugues). Não era lá o que eu procurava mas já dá uma boa ajuda.

    Estou adentrando no mundo dos famosos "board games" e apostei na compra do Terra Mystica. Porém, o jogo me parece ser bem mais complexo do que imaginava.

    Se tiver dicas sobre o jogo, agradeço!

    Abraço

  1. Marcelo, realmente o TM é um jogo bem complexo, principalmente na hora hora de explicar, sao muitos detalhes, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. O jogo é excelente e vale a pena o sacrifício, após a primeira ou segunda partida o jogo flui que é uma beleza. TM está dentre os melhores jogos que já joguei e mesmo vc começando agora eu recomendo esse jogo, isso é, se vc curte o estilo EURO. Pode ir sem medo. abs

  1. Marcelo says:

    Valeu, Jesse!

    Vou começar a me familiarizar aos poucos com jogo, mas tenho certeza que irei gostar.

    Depois volto aqui pra contar a experiência.

    Abraço