KEYFLOWER

Posted: domingo, 12 de abril de 2015 by Jesse James in
0

Final de semana rolou uma excelente jogatina do Keyflower, um jogo que estava muito a fim de conhecer já a algum tempo.



O jogo é excelente, é daquele tipo de criar uma máquina de fazer pontos através de combos poderosos, tudo isso através de uma mecânica bem inovadora e disputada de leilão. É um jogo mais tático do que estratégico, não tem como se planejar muito a longo prazo pois tudo vai depender de como desenrolar o leilão, nem sempre o tile que você precisa vai ser fácil de obter, então você vai ter que se virar com o que você conseguir. As opções são muitas e todas elas parecem bem tentadoras e fica difícil optar por qual caminho seguir, dessa forma as decisões de todos os turnos são bem interessantes.
Jogamos em 6 jogadores e o jogo fluiu super bem, o achei o down time relativamente baixo diante as inúmeras opções que temos durante a partida. Além do leilão propriamente disso, no jogo cada jogador vai montando sua vila com tiles (estilo Carcassonne), que quanto ativado lhe rendem recursos e valiosos pontos de vitória no fim do jogo. O jogo é muito interativo, seja no leilão onde é possível dar pernadas nos adversários (o Norberto quem diga, hehe) ou seja na utilização dos tiles das vilas do jogadores, que muitas vezes pode atrapalhar e muito sua próxima jogada.

O lance do jogo está justamente na opção de você poder utilizar os tiles dos outros jogadores e nos combos de sua própria vila, o que faz você ter que ficar atento no que está acontecendo o tempo todo. 
O jogo ainda tem um mecânica bem inovadora de movimentação de recursos através das estradas que achei genial e deixa o jogo bem estratégico no momento de você alocar seus tiles em sua vila. O jogo possui ainda outras nuances bem legais, como por exemplo os lances do leilão que são feitos através de trabalhadores que podem ou não voltar para sua mão, a gestão desses mesmos trabalhores que deve ser feita levando em consideração as cores de cada meeple, o que influencia bastante no jogo. Falando em meeples, há muitos, muitos meeples nesse jogo.
 
O jogo é relativamente rápido, em 6 jogadores nossa partida demorou cerca de 2h30. Para mim, um dos termômetros para saber se o jogo é bom, é quando me pego de pé durante a partida, hehe. Teve momentos no jogo onde a maioria dos jogadores estavam de pé analisando o que iriamfazer na próxima rodada.

Enfim, é um jogo que entrou para wishlist. É um jogo simples, fácil de explicar e com mecânicas inovadoras. Vale dizer que é um jogo que beira ao abstrato, o tema é praticamente nulo. Os componentes possuem uma arte carcassonica, simples mas de qualidade.

Acabei vencendo o jogo com 57 pontos graças a 3 tiles que peguei na última rodada sem esforço, a galera estava tão concentrada no seu jogo que nem perceberam que eu estouraria na pontuação com esses tiles, hehe. Em segundo ficou a Flora, seguido pelo Paulo, Norberto e lá atrás, mas bem lá atrás mesmo ficou o Leandro, que na ausencia do pato, teve que alimentar o dragão para poder deixar registrado aqui no blog a última posição, hehe.



Depois que fui embora, ainda rolou uma partida de Lords of Waterdeep, onde o Leandro teve chance de se redimir da lavada que levou no Keyflower e acabou vencendo a partida.



Bom, tirando o churrasco (sou vegetariano, hehe) foi uma jogatina onde conheci um novo grupo de gamers, pessoal super gente fina e receptivo e viciados como eu, hehe.

Valeu galera e até a próxima.

0 Baboseiras postadas. Deixe a sua clicando aqui: